sábado, 11 de outubro de 2008

Presidente municipal diz que PPS apoiará Kassab

Portal Terra

SÃO PAULO - O presidente do diretório municipal do PPS, Carlos Eduardo Fernandes, disse que a reunião do partido, um hotel da região central de São Paulo no final da manhã de quinta-feira, deve aprovar em votação o apoio a Gilberto Kassab (DEM). Segundo ele, o articulador das alianças do DEM no segundo turno, Guilherme Afif Domingos, já deu garantias de incorporar plataformas de Soninha Francine ao programa de governo de Kassab e, por isso, as lideranças de seu partido serão favoráveis à decisão.

- Tenho conversado com muitos companheiros do partido e, alguns mais, outros menos, todos estão dispostos a votar pela aliança - diz Fernandes. Entre as propostas que o DEM abraçará, de acordo com Fernandes, o repovoamento do centro da cidade, a ampliação da reciclagem do lixo e o incentivo à cultura jovem.

O PPS é o terceiro partido a aderir à campanha de Kassab no segundo turno, após o atual prefeito ter derrotado a adversária Marta Suplicy nas urnas no último domingo. O PSDB e o PTB precederam a legenda. No dia da votação, o prefeito afirmou que seu partido e o PPS são 'aliados naturais'.

A aliança não significa a participação de Soninha Francine na campanha. Segundo o coordenador da campanha, Maurício Huertas, a candidata derrotada seguirá a decisão do partido e votará em Kassab, mas não subirá no palanque de campanha.

- Ela rompeu definitivamente com o PT e não apoiará Marta, mas também não quer o rótulo de kassabista - disse.

Continue lendo...

Renovação na Câmara de São Paulo cai de 45% para 29%


Dos 55 vereadores, 39 foram reeleitos e 16 são novos.
Em 2004, houve 25 novos e 30 reeleitos.

Do G1, em São Paulo

O número de novos vereadores eleitos para a Câmara de São Paulo caiu de 25 nas eleições de 2004 para 16 neste ano, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Movimento Voto Consciente.

Os novatos que ocuparam quase metade (45%) das 55 cadeiras do legislativo paulista após a eleição de 2004 agora são pouco menos de um terço (29%) das vagas.

A coordenadora do Movimento Voto Consciente na Câmara de São Paulo, Sônia Barbosa, afirma que a taxa de renovação ficou muito abaixo da média, em torno de 40% a 50%.

"O eleitor tem dificuldade muito grande para escolher candidatos novos, com exceção daqueles que já são muito expostos porque têm nomes conhecidos na mídia", afirmou.

Parte dos 16 novos nomes que ocuparão vagas na Câmara a partir de 2009 já estiveram antes no poder. Gabriel Chalita (PSDB) foi secretário estadual de educação. Ítalo Cardoso (PT) foi vereador por três legislaturas. Floriano Pesaro (PSDB) foi secretário municipal de Assistência Social. Marcos Cintra (PR) e Jamil Murad (PCdoB) foram deputados federais.

O Movimento Voto Consciente avalia o trabalho dos vereadores de acordo com sete critérios de qualidade. Sônia Barboza comemorou o fato de que 80% dos 22 nomes melhor avaliados tenham sido reeleitos.

Mas, segundo ela, foram reeleitos os três vereadores que tiveram as piores notas na avaliação do Voto Consciente e dois processados por improbidade administrativa.

Confira na tabela abaixo a lista dos eleitos para a próxima legislatura.

Vereadores eleitos (2008)

Abou Anni (PV)
Adílson Amadeu (PTB)
Adolfo Quintas (PSDB)
Agnaldo Timóteo (PR)
Alfredinho (PT)
Antônio Carlos Rodrigues (PR)
Arselino Tatto (PT)
Atílio Francisco (PRB)
Aurélio Miguel (PR)
Carlos Alberto Bezerra Jr (PSDB)
Carlos Apolinário (DEM)
Celso Jatene (PTB)
Chico Macena (PT)
Claudinho de Souza (PSDB)
Cláudio Fonseca (PPS)
Cláudio Prado (PDT)
Dalton Silvano (PSDB)
Domingos Dissei (DEM)
Donato (PT)
Dr Milton Ferreira (PPS)
Eliseu Gabriel (PSB)
Floriano Pesaro (PSDB)
Francisco Chagas (PT)
Gabriel Chalita (PSDB)
Gilberto Natalini (PSDB)
Gilson Barreto (PSDB)
Goulart (PMDB)
Ítalo Cardoso (PT)
Jamil Murad (PCdoB)
João Antônio (PT)
Jooji Hato (PMDB)
José Américo (PT)
José Ferreira (Zelão) (PT)
Juliana Cardoso (PT)
Juscelinho Gadelha (PSDB)
Mara Gabrili (PSDB)
Marcelo Aguiar (PSC)
Marco Aurélio Cunha (DEM)
Marcos Cintra (PR)
Marta Costa (DEM)
Milton Leite (DEM)
José Olímpio (PP)
Netinho (PSDB)
Netinho de Paula (PCdoB)
Noemi Nonato (PSB)
Paulo Frange (PTB)
Penna (PV)
Ricardo Teixeira (PSDB)
Sandra Tadeu (DEM)
Senival Moura (PT)
Souza Santos (PSDB)
Toninho Paiva (PR)
Trípoli (PV)
Ushitaro Kamia (DEM)
Wadih Mutran (PP)

Continue lendo...

Não vou subir no palanque de ninguém em São Paulo, diz Soninha


Portal Terra

SÃO PAULO - A vereadora Soninha Francine (PPS), que era candidata à prefeitura de São Paulo, afirmou hoje que não pretende apoiar nenhum candidato no segundo turno das eleições.

- Quando vim para o PPS disse que não é porque eu estava saindo do PT que estava virando anti-petista, mas isso não significava ser pró- tucanos e democratas - ressaltou.

De acordo com ela, seu partido não deve ficar neutro nesta nova etapa da disputa para a prefeitura da maior cidade do país. - Vou respeitar a decisão deles, assim como eles vão respeitar a minha de não apoiar a Marta Suplicy ou o Gilbero Kassab - afirmou.

- Não vou subir no palanque de ninguém em São Paulo - completou a vereadora.

Soninha, que teve 266.978 votos válidos, cerca de 4%, pretende apoiar o candidato Fernando Gabeira (PV) no Rio. - Pretendo passar pelo menos um fim de semana. Se ele me quiser, subo no palanque dele - afirmou.

Continue lendo...

Kassab vence com 33,61% e vai ao 2.º turno com Marta



Da Agência Estado

O prefeito e candidato à reeleição pelo DEM, Gilberto Kassab, venceu o primeiro turno das eleições em São Paulo. Kassab ficou à frente de Marta Suplicy (PT), que liderou as pesquisas de intenção de voto durante toda a campanha. O prefeito obteve 33,61% dos votos válidos. A petista ficou com 32,79%. O tucano Geraldo Alckmin obteve 22,48% e ficou fora do segundo turno.

Kassab e Marta passaram dos 2 milhões de votos. Kassab foi escolhido por 2.140.423 eleitores, enquanto Marta conseguiu 2.088.329 votos - uma diferença de apenas 52 mil votos.

De acordo com o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Paulo Maluf, do PP, ficou em quarto lugar, com 5,91% dos votos válidos, seguido de Soninha (PPS), com 4,19%; Ivan Valente (PSOL), com 0,67%; Renato Reichmann (PMN), com 0,11%; Levy Fidelix (PRTB), com 0,09%; Edmilson Costa (PCB), com 0,07%; Ciro Nogueira (PTC), com 0,06%; e Anaí Caproni (PCO), com 0,03%.

Em coletiva ainda durante a apuração dos resultados, Marta revelou que sua estratégia no segundo turno vai ser comparar sua administração (2000-2004) com a de Kassab. "O que foi feito de novo nessa cidade? O transporte melhorou? Não. A educação melhorou? Não. A pobreza melhorou? Não", atacou.

Para Kassab, além da continuidade das visitas aos eleitores e do horário eleitoral gratuito, será fundamental para o segundo turno a participação nos debates. "Será importante porque vamos apresentar as realizações que fizemos e poder comparar com as da prefeita", afirmou.

O segundo turno das eleições municipais está marcado para o dia 26 de outubro.

Continue lendo...