sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Educar para o futuro





O Brasil vive um momento especial de sua história, pelas riquezas que devem emergir com a exploração do Pré-sal, por usufruirmos de uma estabilidade econômica, as contas externas estão equilibradas. O crescimento da renda tem causado a redução das desigualdades sociais, talvez não na velocidade necessária, mas há um avanço evidente.

Em suma, dispomos das condições para construirmos um projeto de nação para as próximas décadas. Isto será uma opção política, uma escolha de caminho e, em 2010, trabalharei para que o debate se faça em torno de uma candidatura capaz de apresentar esta visão e unificar o verdadeiro País num Projeto Nacional de Desenvolvimento, que deverá ter como eixo central a questão da Educação.

Levantamento recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que, hoje, existem mais de 14 milhões de brasileiros incapazes de ler e escrever - o equivalente a um a cada dez brasileiros com 15 anos ou mais. Lançado seis anos atrás com a meta de erradicar o analfabetismo no País, o programa Brasil Alfabetizado já consumiu mais de R$ 2 bilhões até este ano, mas o índice de brasileiros que não sabem ler nem escrever caiu apenas 13%, entre 2004 e 2008.

Vencido o desafio da universalização do ensino, percebeu-se que não basta colocar nossas crianças e jovens na escola. Precisamos dar o segundo passo, naturalmente, oferecer um ensino de qualidade, focado no mercado de trabalho, capaz de formar cidadãos. Só assim, seremos capazes de combater a evasão escolar, casos de alunos aprendem a ler, mas não conseguem entender um texto, e o alto índice de desemprego entre jovens.

A taxa de desemprego entre jovens no Brasil é 3,2 vezes superior à registrada entre adultos, aponta elatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A porcentagem de jovens desempregados responde por quase metade da população economicamente ativa: 3,9 milhões (ou 49,1%) dos 8 milhões de desocupados.

Houve avanços importantes com a municipalização do ensino, em que a população local pode exercer um melhor controle sobre a qualidade do ensino oferecido pela rede pública. Todavia, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta para a redução dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2009.

A ampliação das escolas técnicas tem aumentado a participação desses jovens no mercado de trabalho, principalmente aqueles que estabeleceram parcerias com empresas. Recentemente, o governador José Serra assinou o decreto para criação de quatro Escolas Técnicas (Etecs) e duas Faculdades de Tecnologia (Fatecs). Com a criação das unidades, o Centro Paula Souza passará a administrar 166 Etecs e 50 Fatecs no Estado.

Em relação ao Pré-sal, fala-se na constituição de um fundo de investimento para a aplicação dos recursos oriundos dessa exploração. A minha proposta é que nos concentremos na questão da educação, como prioridade absoluta ao salto de qualidade que almejamos. Para isso é fundamental investirmos não apenas na construção de escolas, mas na valorização e aperfeiçoamento do profissional de educação.

Há um provérbio africano que diz: "é preciso toda uma aldeia para educar uma criança". Sem a participação efetiva de toda a sociedade, será difícil melhorar a educação brasileira, de forma que crianças e jovens não apenas passem pela escola, mas aprendam e se tornem cidadãos, pois a partir daí teremos um País que orgulhará a todos nós!



Deputado Arnaldo Jardim – vice-líder do PPS na Câmara Federal
arnaldojardim@arnaldojardim.com.br
www.arnaldojardim.com.br
http://twitter.com/ArnaldoJardim










Continue lendo...

Deputado federal William Woo troca PSDB por PPS

O deputado federal William Woo é o mais novo filiado do PPS de São Paulo. Eleito em 2006 pelo PSDB com mais de 113 mil votos, tem 41 anos e é paulistano do bairro da Saúde.

Filho de imigrantes, sendo o pai chinês e mãe japonesa, possui também uma grande afinidade com toda comunidade coreana do Brasil, pois sua esposa Cristina Park é coreana, hoje brasileira naturalizada.

Formado em Engenharia Mecânica e Direito, William Woo deu aulas de Matemática para o curso secundário e trabalhou como policial civil com forte atuação no Denarc (Departamento de Investigações sobre Narcóticos) e também na equipe de repressão de roubo a bancos e no Deic (Departamento de Investigações contra o Crime Organizado). Foi ainda assessor especial da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Continue lendo...

Time do PPS para 2010 ganha reforços de destaque


O time do PPS ganha um novo camisa 10: o maior ídolo da história do Palmeiras, Ademir da Guia, é o mais novo filiado do partido e potencial candidato a deputado em 2010.

Titular absoluto por mais de dezesseis anos, considerado pela crítica como um dos melhores jogadores do futebol brasileiro de todos os tempos, pela classe com que jogava herdou o apelido de seu pai, o também craque da seleção brasileira Domingos da Guia, e passou a ser chamado de "Divino".

Também é tido como um dos craques mais injustiçados da história do futebol brasileiro, pois durante toda a sua longa carreira, foi convocado apenas 14 vezes para a Seleção, e disputou apenas uma partida em Copas do Mundo, a de 1974, quando o Brasil já estava desclassificado, na disputa pelo 3º lugar contra a Polônia.

Ademir da Guia foi vereador da cidade São Paulo, tendo obtido seu mandato pelo PC do B para a legislatura de 2004 a 2008. Migrou para o PR e não foi reeleito.

Outras aquisições

Entre os nomes que ingressaram nesta semana no PPS, no prazo final para quem deseja ser candidato em 2010, destacam-se também Alexandre Annemberg, presidente da ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura) e do SETA (Sindicato das Empresas de TV por Assinatura); Caio Gorentzyaig empresário do ramo petroquimico; Lourival Honorato Vieira, representante da AEROS, fundo de pensão dos aeroviarios e dos aeronautas, entidade que representa mais de 50.000 trabalhadores; e Eduardo Silveira Majarão, advogado e líder comunitário da Vila Piauí.

Continue lendo...

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

As peças se movem para o xadrez eleitoral de 2010

O PV e o PSB são os partidos que fizeram os movimentos mais significativos para as eleições de 2010. Não que os outros não tenham feito nada, mas verdes e socialistas foram de fato os que conseguiram as transferências mais bombásticas.

O PV, que tinha no deputado Fernando Gabeira o nome de maior repercussão nacional e internacional, sobe um degrau com a filiação da senadora Marina Silva e de empresários como o dono da Natura, Guilherme Leal.

O tiro no pé do PV, porém, é que a eventual candidatura presidencial de Marina acaba com o forte palanque que Gabeira teria para o Governo do Rio, com PSDB, DEM e PPS. A saída deve ser o lançamento de Gabeira para o Senado - com uma eleição praticamente certa.

O PSB, satélite do PT, que tem em Ciro Gomes o seu maior homem-bomba, reforçou o exército brancaleone com o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e com o vereador paulistano Gabriel Chalita, queridinho da Dona Lu Alckmin e do padre Fabio de Mello.

Empresário do setor têxtil, Skaf é aquele que nas últimas semanas tomou conta do horário nobre ancorando os comerciais do Sesi e do Senai, num gesto indicativo da ética peculiar do empresário e do abuso do poder econômico que podem ser a tônica de uma eventual campanha ao Governo de São Paulo. Burlou a legislação e se lançou malandramente para o público como um tocador de obras sociais.

Mas Chalita é quem mais surpreendeu. Destoando da imagem do bom moço, saiu do PSDB atirando. Criticou duramente José Serra e pulou para um partido de sustentação de Lula, que está dividido entre o lançamento de Ciro Gomes como Plano B governista ou o embarque direto no Plano A com Dilma Roussef. Resta avaliar se fez uma jogada de mestre ou só um movimento que vai lhe carimbar eternamente como vira-casaca.

Continue lendo...

Internautas se mobilizam pelo "Fora Sarney"


Continue lendo...

Zonas Sul e Sudeste de SP reunem pré-candidatos





Continue lendo...

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

AGORA É DILMA QUEM DÁ AULA DE EFICIÊNCIA AO TCU



Dilma Roussef decidiu, 29, Globo, ensinar ao Tribunal de Contas da União- TCU como se faz o controle social das obras do Programa- eleitoral - de Aceleração de Cascatas, mais conhecido como PAC: Não se faz.


Pela leitura da superministra o TCU deveria ter em vista que obra parada é mais cara que obra em andamento. Portanto o tribunal deveria ignorar todos os indícios de irregularidades, abdicar de suas funções institucionais e deixar a vida seguir. Talvez o próximo passo seja, se eleita presidente, extinguir essa coisa incômoda, anacrônica e ineficiente. Deve estar imaginando por qual motivo o tribunal não se deu conta ainda que pessoas como as que estão nesse governo estão além dos temas comuns aos outros mortais, como a corrupção ou a ineficiência na gestão. O passo lógico seguinte seria acabar com o IBAMA, outra instituição chata, que só faz atrapalhar as obras e o progresso do país. Depois, quem sabe o Congresso Nacional, substituído pelo projeto de democracia direta através dos plebiscitos, o Terceiro, o Quarto Mandato etc...


Demetrio Carneiro

Continue lendo...

Audiência Pública do Estatuto da Juventude


Continue lendo...

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

PPS recebe filiações e se fortalece no noroeste paulista



Evento do partido reuniu centenas de lideranças em Fernandópolis.
Por: Renato Nunes


O deputado federal Dimas Ramalho (PPS-SP) e o presidente do PPS-SP, David Zaia, estiveram na última sexta-feira no município de Fernandópolis, no noroeste paulista, para prestigiar a filiação de Fausto Pinato ao partido. "O PPS é um partido diferente porque trabalha com pessoas e valoriza estas pessoas. Com o diretório de Fernandópolis fortalecido, as decisões sobre a cidade serão tomadas na cidade. E o Fausto é a pessoa indicada para isto", disse David Zaia.

A filiação aconteceu durante o 1º Encontro das novas lideranças da noroeste paulista, que reuniu dirigentes locais e regionais e discutiu os rumos do partido nas próximas eleições. Também participaram do encontro, prefeitos e vereadores de outros partidos. Além de Pinato, o PPS recebeu a filiação de mais 30 pessoas.


Maxwel Vieira, Fausto Pinato, Peterson Ruan e Caio Almeida

Juventude

A JPS-SP foi representada no evento pelo seu presidente, Peterson Ruan, que destacou a importância, para a região, do ingresso de Fausto Pianato às fileiras do PPS. "Precisamos de pessoas de bem engajadas na luta pela transparência na vida pública, com respeito ao próximo e direcionadas ao bem comum", disse Ruan.

Continue lendo...