sábado, 9 de maio de 2009

Reunião preparatória para o VII Congresso Nacional da Juventude Popular Socialista

Amanhã 10/05/09, para lembrar os companheiros, teremos reunião online da JPS, às 20h no msn maikovieira@hotmail.com, abaixo segue texto para discussão na reunião e nesta lista.

Temas para debate: PROPOSTA DE REFORMA ESTATUTARIA

Redução definitiva de 35 para 29 anos a idade limite da JPS;

Formação de um Conselho Nacional de gestão, acabar com a Executiva, deixando apenas os cargos de Presidente, Vice, Secretario Geral e Moderador Nacional, sendo o restante do conselho um Presidente de cada Estado da Federação, ou seja todo Presidente Estadual será membro da Executiva. A idéia da proposta é horizontalizar as decisões da JPS;

A JPS funcionará nos estados conforme seu formato Nacional, ou seja, a JPS terá nos estados no minimo 10% dos municípios organizados sendo seus dirigentes membros do Conselho Estadual de gestão, com Presidente, Vice, Secretario Geral e Moderador Estadual,ambos podendo ser ocupados apenas por filiados ao PPS.

Será filiado(a) a JPS todo aquele jovem entre 16 e 29 anos que preencherem os requisitos minimos:

a) Ser cadastrado em comunidade da JPS de sua cidade na rede 23 e estiver cadastrado ao site nacional da JPS;

O Conselho Nacional de Gestão ser reunirá a cada 15 dias via msn, e discutirá as questões da Juventude via lista nacional de debates psnacional@yahoogrupos.com.br,os Conselhos Estaduais a cada 05 dias via msn, e discutirá as questões da juventude via lista estadual feita sob esta finalidade.

Os Conselhos Nacional, Estadual e Municipal da JPS serão eleitos por voto direto anualmente via votação digital (internet), o regimento dos Congressos Eleitorais da JPS serão elaborados pelo Conselho Nacional, sendo proibido mais de uma reeleição aos cargos de Presidente, Vice, Secretario Geral e Moderador;

Os cargos de Presidente,Vice, Secretario Geral e Moderador não poderão ser ocupados por presidentes estaduais, nem os estaduais por dirigentes municipais, pois ambos já são membros do Conselho Gestor;

Saudações Socialistas;

Maiko Vieira
PRESIDENTE JPS
Brasilia, 16 de fevereiro de 2009.



VII CONGRESSO NACIONAL DA JPS


RESOLUÇÃO ORGÂNICA 001/2009


Dispõe sobre as Normas Gerais do VII Congresso da JPS.


Art. 1º – Fica convocado o VII Congresso da JPS, a se realizar nos dias.....de.... de 2009, na cidade .....(....)


Propostas de cidade:


Curitiba – PR
Jaguariuna – SP
Brasilia – DF


Art. 2º – O Congresso terá a seguinte pauta mínima:
a) Conjuntura Nacional;
b) Reforma do Estatuto;
c) Ampliação e aprofundamento da Democracia - Radicalidade Democrática;
d) Politicas Públicas de Juventude;
e) Utilização da rede (ferramentas da internet) para maior interação da JPS;


§ Único - A critério exclusivo das Comissões Executivas e Comissões Provisórias outros assuntos poderão ser incluídos para discussão, desde que sugeridos por escrito com 15 (quinze) dias de antecedência da data do início do Congresso, em cada instância.


Art. 3º – O processo congressual desenvolver-se-á por intermédio das mais diversas
formas de participação, observando-se o seguinte cronograma:
Cada Diretório Estadual indicará através de debates com suas direções municipais 03 delegados e dois suplentes para o Congresso Extraordinário da JPS;
As Comissões Provisórias Estaduais indicará através de debates com suas direções municipais 01 delegado e 01 suplente para o Congresso Nacional da JPS;

Art. 4º – O VII Congresso Nacional da JPS devera ser antecedido de seminários, fóruns,
debates, encontros e outras atividades que visem a discussão do temário congressual,
programados, convocados e realizados por iniciativa e sob a responsabilidade das direção nacional da JPS;

Art. 5º – O evento congressual propriamente dito, com ata e livro de presença, terá sua
programação e regimento definidos pela instância responsável por sua convocação.

Art. 6º – Uma Tribuna de Debates aberta a todas as pessoas interessadas em participar
funcionará no site da JPS juventude.pps.org.br , pela lista jpsnacional@yahoogrupos.com.br e pela comunidade Oficial da JPS na rede23, http://www.rede23.org.br/;

Art. 7º – Será considerado diretório Estadual da juventude todos estados que cumprirem os pré-requisitos Estatutários da JPS:
a) Ter no minimo 3% dos municipios do estado com JPS organizada;
b) Entregar a Direção Nacional da JPS cadastro atualizado dos filiados e direções municipais;

Saudações Socialistas;

Maiko Vieira
Presidente Nacional JPS

Continue lendo...

PPS, PSDB e DEM saem em defesa da caderneta de poupança

EM DEFESA DA CADERNETA DE POUPANÇA

A necessária diminuição da taxa de juros não pode ser feita às custas do rendimento da caderneta de poupança.

O governo Lula tem outros instrumentos fiscais e financeiros para corrigir a política de juros.

A atual estrutura de remuneração da caderneta de poupança – TR mais 6% de juros/ano, com isenção do Imposto de Renda – deve ser mantida para todos os depositantes.

Milhões de brasileiros guardam parte de seu suado salário na caderneta de poupança para construir um futuro melhor.

Mexer na poupança significa penalizar duplamente o trabalhador: com o desemprego causado pela crise econômica e com o risco de ver suas economias corroídas.

Ao contrário do que acusam os porta-vozes do Palácio do Planalto, foi o presidente Lula, e não a Oposição, que criou incerteza sobre a caderneta de poupança.

Foi ele quem no dia 16 de março passado, em Nova Iorque, afirmou que o governo iria intervir na poupança. De lá para cá, ministros da área econômica, presidentes das instituições financeiras estatais, e até o ministro da Comunicação Social, reiteram essa ameaça.

A oposição cumpre o seu dever de alertar o país para os erros do governo Lula. Não poder ficar calada justamente no momento em que ele, por omissão e incompetência, ataca um dos mais caros patrimônios nacionais.

O PSDB, o DEM e o PPS esperam que o governo federal não traia a confiança de milhões de brasileiros e mantenha uma política responsável que preserve a integridade da caderneta de poupança.

Brasília, 07 de maio de 2009



Roberto Freire
Presidente do PPS

Rodrigo Maia
Presidente do DEM

Sérgio Guerra
Presidente do PSDB

Continue lendo...

O que é isso companheiro ?

Recusa já estava montada para Delúbio

Se o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares não recuasse, dirigentes do PT já tinham estratégia sob medida para não mexer no vespeiro: estavam preparados para retirar o pedido da pauta do Diretório Nacional.

No prédio que o próprio Delúbio escolheu para abrigar a sede nacional do PT após a campanha vitoriosa de Lula, em 2002, disse não aceitar os argumentos dos companheiros que reconhecem seu direito de retornar ao partido, mas somente após as eleições. "Por que 2011 se Delúbio de hoje é o Delúbio de 1980 e será o Delúbio de amanhã?", provocou.

Apesar de garantir que não guarda ressentimentos por ser "defenestrado" do partido que ajudou a fundar, o ex-secretário de Finanças não conseguiu esconder a mágoa. Antes de se despedir, lembrou que o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, "de forma cabal e definitiva", as contas administradas por ele quando representava a CUT no Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).

Nos bastidores do PT, o comentário é que Delúbio deve se filiar ao PMDB por ser amigo do prefeito de Goiânia, Íris Rezende.


Da Redação do Jornal de Brasília

Continue lendo...

Serra lidera com folga disputa à Presidência da República para 2010

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), sairia vencedor em todos os cenários da disputa à Presidência da República, em 2010, de acordo com a pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira. A única possibilidade de Serra perder a disputa seria com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na corrida pelo Palácio do Planalto, em 2010.

Na pesquisa espontânea (onde os eleitores apontam seus candidatos espontaneamente), Lula venceria com 29,4% dos votos, seguido por Serra, com 5% dos votos. Em terceiro lugar na lista aparece o governador Aécio Neves (PSDB-MG), com 2,9% dos votos. O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) aparece em quarto lugar, com 2,4% dos votos, seguido pela ex-senadora Heloísa Helena (PSOL-AL), com 1,7%. O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) recebeu somente 1,5% dos votos na pesquisa espontânea. Outros candidatos não mencionados na pesquisa somam 3% dos votos, enquanto 54,1% dos entrevistados não responderam ou votariam em branco ou nulo.

Com a divulgação da lista de candidatos, sem a presença de Lula, Serra aparece em primeiro na disputa, com 36,4% dos votos. Depois do tucano, o candidato mais votado seria Ciro Gomes, com 16,9% das intenções de votos. Em terceiro lugar aparece Heloísa Helena, com 11,7%, depois a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), com 6,2%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 29%.

O índice de voto para o governador de São Paulo registrou queda em comparação a fevereiro deste ano, quando Serra obteve o apoio de 38,2% dos entrevistados, contra 18,5% recebidos por Ciro --na pesquisa em que a lista de candidatos é apresentada aos eleitores.

Serra aparece em vantagem na disputa com Ciro, Heloísa Helena e o ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social), do PT. O tucano recebeu 34,2% dos votos, seguidos por Ciro, com 17,8%. Em terceiro lugar aparece Heloísa Helena, com 14,1%, depois Patrus com 3,8%.

Na disputa com Aécio no lugar de Serra, Ciro ganharia com 23,5% dos votos, seguido por Heloísa Helena, com 17,5%. O tucano aparece somente em terceiro lugar, com 16,4%, seguido por Dilma, com 7% dos votos. Quando o candidato do PSDB é Alckmin, a pesquisa mostra que Ciro também sairia vencedor com 23,2% dos votos. Depois dele aparece Alckmin, com 17,2%, seguido por Heloísa Helena e Dilma, com 16,3% e 7,6% dos votos, respectivamente.

Segundo turno

Na simulação de disputas em segundo turno, no confronto entre Serra e Dilma, o tucano venceria com o apoio de 53,2% dos eleitores. A ministra recebeu 13,6% dos votos, enquanto 33,3% não opinaram ou votariam em branco ou nulo. Quando Dilma é substituída por Patrus, a vantagem do tucano é ainda maior. Serra obteve 55,1% dos votos, enquanto Patrus, 8,2%. Outros 36,8% votariam em branco, nulo ou não opinaram.

Na disputa entre Serra e Ciro, o tucano recebeu o apoio de 43,7% dos votos, enquanto o deputado do PSB, 25,5%. No total, 31% dos entrevistados não opinaram ou votariam em nulo ou em branco.

No confronto Aécio versus Dilma, o governador de Minas ganharia com 32,1% dos votos. A ministra --chamada de "mãe" do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) por Lula-- recebeu 18,3%. Entre os entrevistados, 49,6% não opinaram.

A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 21 e 25 de abril em 136 municípios de 24 Estados. Foram ouvidas 2.000 pessoas, e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos.

Continue lendo...

quinta-feira, 7 de maio de 2009

JPS Nacional: CONVOCAÇÃO EXTRAORDINÁRIA

Companheiros, venho por meio deste, convocar todos dirigentes e filiados da JPS para dia 10 de maio de 2008 às 20h para reunião online da juventude para debatermos as seguintes pautas:

1) VII Congresso Nacional da JPS
- Formato do Congresso;
- Reforma Estatutária;
- Regimento Congresso;

2) Congressos da UNE/UBES
- Participação ou não;

3) BDR
- Como participar dos debates do PPS

4) Congresso Nacional do PPS;
- Participação da Juventude;

A reunião será iniciada às 20h do dia 10/05/2009 em cima das pautas colocadas, qualquer proposta ou sugestão de pauta terão que ser encaminhadas até o dia 09/05/2009 às 20h para esta lista de debates;

Convoco principalmente os dirigentes nacionais e presidentes estaduais para definirmos o calendário congressual, sendo de extrema importância a presença de todos, bem como fica aberto aos mesmos a convocação dos dirigentes e filiados de seus estados;

Temas como Conjuntura Política nacional e internacional serão debatidos através desta lista que será o fórum oficial de debates da juventude até o Congresso;

Saudações Socialistas;

Maiko Vieira
Presidente Nacional JPS

Continue lendo...

Virada Cultural atrai turistas jovens para São Paulo

AE - Agencia Estado

A Virada Cultural deste ano bateu todos os recordes. Do público total de 4 milhões de pessoas que acompanharam as atrações do fim de semana, 380 mil eram turistas, ante 330 mil do ano passado. A maior parte deles era jovem (até 29 anos), com ensino superior. Apesar da crise, eles gastaram R$ 120 milhões na cidade - R$ 20 milhões a mais do que a expectativa e R$ 30 milhões a mais do que o montante registrado em 2008. "Por isso digo: a cultura é a nossa praia", afirma Caio Luiz de Carvalho, presidente da São Paulo Turismo (SPTuris). "É muito importante avaliarmos o quanto os talentos criativos geram de riqueza e empregos para a cidade."

De acordo com dados preliminares de uma pesquisa realizada pela SPTuris (referente a uma amostragem de 500 entrevistados, do total de 1 mil), apenas 3% dos turistas eram estrangeiros, sobretudo da Argentina, França, Chile, Estados Unidos e Inglaterra. Os brasileiros vieram principalmente de cidades do interior do Estado (70% deles) - a maioria de Campinas, São José dos Campos, Taubaté, Jundiaí, Santos e Rio Claro. De fora do Estado, as principais cidades que apareceram na pesquisa foram Rio, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Londrina, Florianópolis, Ponta Grossa e Aracaju.

Mais da metade dos turistas (58%) era do sexo masculino. A grande maioria (58%) tinha até 29 anos - 17% estavam na faixa dos 30 a 39; 14%, de 40 a 49; 9%, de 50 a 59; e 2% eram acima de 60 anos de idade. Quanto à renda mensal, a maioria dos turistas ?viradeiros? ganha até dez salários mínimos - 30% de 1 a 5 salários e 36% de 6 a 10, além de 3% com até 1 salário. Os visitantes com renda de 11 a 20 salários respondem por 22% do total. Têm renda superior a 20 salários mínimos 9% dos turistas. Apenas 3% dos turistas eram desempregados.

Diploma universitário consta do currículo de 43% desses turistas - sendo que 9% deles são pós-graduados. Outros 26% têm curso superior incompleto; 27%, ensino médio. Apenas 1% parou na instrução básica e 3% concluíram o fundamental.

De acordo com a SPTuris, 70% dos visitantes que compareceram ao evento vieram para São Paulo exclusivamente pelo lazer. Estavam aqui a trabalho 16% e a estudos, 7%. Outros 7% vieram à cidade para visitar amigos ou parentes e acabaram aproveitando a festa. Para o próximo ano, a expectativa é de que o número de turistas seja ainda maior. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Continue lendo...

terça-feira, 5 de maio de 2009

SP exigirá aprovação em curso para novos professores

Escola de formação de docente foi criada por decreto pelo governador.
Também foi enviado projeto de lei à Assembleia que cria 50 mil vagas.

Fernanda Calgaro - Do G1, em São Paulo

O governo de São Paulo anunciou nesta terça-feira (5) um pacote de medidas voltado para a formação de professores da rede pública.

Entre as medidas está a criação de uma escola de formação de professores. Todos os professores do estado deverão passar pelo curso, que terá carga horária de 360 horas por quatro meses. Parte das aulas será à distância e parte, presencial. Durante o curso, os professores receberão uma bolsa de estudo de 75% do valor do salário inicial. A escola funcionará em um prédio do estado que fica na rua João Ramalho.

"Acho uma excelente ideia a criação do curso. Tenho um pouco o pé atrás com curso à distância, mas, como tem uma parte presencial, é provável que funcione bem", afirmou o governador, José Serra, durante a apresentação das medidas, realizada no Palácio dos Bandeirantes.

Também foi enviado um projeto de lei para a Assembleia Legislativa que estabelece que o ingresso de novos professores dependerá de aprovação nesse curso de quatro meses, além do concurso público. Diretores e supervisores também deverão ser concursados. A expectativa do governo é que esse projeto de lei seja aprovado nos próximos 30 ou 40 dias para que o concurso ocorra ainda neste ano.

"Esse sistema de ingresso já existe para outras carreiras públicas, como no Itamaraty", afirmou o secretário de Educação, Paulo Renato de Souza.

No mesmo projeto de lei, o governo de São Paulo pretende criar 50 mil vagas de professores na educação pública para substituir parte dos temporários, que hoje são 80 mil. Atualmente, os docentes efetivos somam 130 mil. Foi autorizada a abertura de concurso público para preencher as 10 mil vagas já existentes. O governo pretende abrir o concurso até setembro.

Segundo o secretário, os custos do processo seleção e de formação de professores serão absorvidos pelo orçamento normal da pasta.

Também foram criadas duas novas jornadas para os professores: de 40 horas e de 12 horas. "A jornada integral é uma reivindicação histórica do magistério e será importante para fazer uma distribuição melhor das disciplinas com uma carga horária maior", disse Paulo Renato. A jornada reduzida será usada na atribuição de aulas para as disciplinas com menos horas, como química.

Professores temporários

Alvo de polêmica e disputa judicial, a prova para os professores temporários, aplicada pela primeira vez no ano passado, será realizada novamente neste ano. Para evitar contestações na Justiça pelos sindicatos, o governo incluiu a criação da prova no projeto de lei.

Pela proposta, a escolha de aulas dependerá do tempo de serviço, titulação e do resultado na prova. Somente poderão dar aulas os aprovados na prova. Os professores temporários estáveis que não passarem no exame exercerão funções em outras áreas, numa jornada de trabalho menor.

Os docentes reprovados deverão obrigatoriamente prestar o exame nos anos seguintes para dar aula ou continuarem na situação de auxiliares.

Paulo Renato disse que as entidades de classe não foram consultadas, mas que já estavam agendadas reuniões com os sindicatos para debater as mudanças.

Continue lendo...

Sampa: As bibliotecas do Metrô ultrapassaram a marca de 270 mil livros retirados.

http://www.juventude.sp.gov.br

As bibliotecas Embarque na Leitura localizadas em algumas estações de metrô, contam com apoio do Ministério da Cultura, e execução e gerenciamento do Instituto Brasil Leitor.

Seu objetivo é incentivar o hábito da leitura na população por meio da oferta de livros novos, best-sellers e clássicos da literatura. Os cinco acervos totalizam mais de 17 mil títulos entre romances, histórias infantis, policiais, infanto-juvenis, de auto-ajuda, entre outros.

Os cadastros das cinco bibliotecas são independentes, mas o procedimento para se cadastrar e receber a carteirinha é o mesmo: apresentar documento de identidade e CPF (original e cópia), comprovante de residência recente (original e cópia) e uma foto 3X4.

Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Somente poderá ser retirado um livro por vez. O empréstimo, gratuito, pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 11 às 20 horas.

Os livros devem ser devolvidos em 10 dias em qualquer horário, na caixa coletora localizada na lateral das bibliotecas. Atenção: os livros retirados só podem ser devolvidos na mesma unidade em que foram retirados.

Além do empréstimo de livros, as bibliotecas Embarque na Leitura contam com uma agenda de atividades ligadas à literatura, como tarde de autógrafos, conversa com escritores, contadores de história e distribuição de livros.

Veja as estações que oferecem o serviço

Estação Santa Cecília da Linha 3-Vermelha, funciona desde o ano passado. Com mais de 2200 livros no acervo, ela atende não só os usuários desta estação, mas também aos moradores da região, oferecendo o mesmo serviço já existente nas demais linhas do Metrô.

O acervo abrange todas as áreas do conhecimento, destacando-se a literatura brasileira e a estrangeira, filosofia, artes, religião, sociologia, história e geografia. Uma coleção especial de livros infantis e em braile completam a diversa coleção de títulos. O grande diferencial dessa biblioteca é a nova arquitetura que contempla balcão adaptado para portadores de necessidades especiais.

Além dessa unidade com empréstimos gratuitos de livros ao público na rede metroviária, a cidade conta com unidades nas estações Paraíso (linhas 1-Azul e 2-Verde), Tatuapé (Linha 3-Vermelha), Luz (Linha 1-Azul) e Largo Treze (Linha 5-Lilás).

Consulte os acervos

Continue lendo...

domingo, 3 de maio de 2009

Proibida pela Justiça, Marcha da Maconha reúne 50 em SP

Vagner Magalhães - Redação Terra (www.terra.com.br)

Cerca de 50 simpatizantes do Coletivo da Marcha da Maconha de São Paulo se reuniram na tarde deste domingo próximo à marquise do parque do Ibirapuera para informar aos adeptos da causa que a manifestação estava proibida pela Justiça do Estado.

Duas equipes da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar acompanharam o grupo à distância. Margo Magri, 23 anos, membro do coletivo, foi informado pela PM de que não poderiam ser levantadas faixas que contivessem a palavra maconha.

Também foi proibida a manifestação com o uso de megafone. "Nós já sabíamos da proibição e vamos recorrer à Justiça. Nossa intenção é fazer um novo ato no próximo dia 30, mas, para isso, vamos depender da Justiça", afirmou.

Simpatizantes da causa levaram alguns cartazes que ficaram expostos sobre o gramado do parque, com as palavras "democracia" e "liberdade". Outro cartaz trazia a expressão "Marcha da 'censurada'".

A subprefeita da Lapa e ex-vereadora Soninha Francine (PS) compareceu ao Ibirapuera e afirmou que a explicação para a proibição só pode ser o tabu da sociedade em relação ao tema. "O aborto já se discute em marcha pública. Tivemos um plebiscito em relação ao comércio de armas. A pena de morte, que é cláusula pétrea da Constituição, é discutida abertamente, assim como a união civil de homossexuais", disse. "O que queremos é a revisão do código penal e dizem que isso é uma ameaça á ordem pública."

Ela disse que compareceu ao evento para "dar uma força" aos organizadores, mesmo sabendo que a passeata estava proibida. "Apoio convictamente a descriminalização do uso da maconha. O que eu acho intrigante é que a proibição a uma causa como essa cause pouco espanto à sociedade."

Não houve qualquer tipo de tumulto ou confronto com a PM.

Continue lendo...