terça-feira, 28 de outubro de 2008

Kassab ganha em São Paulo e Paes vence no Rio após votação acirrada

www.g1.com.br
Da EFE

São Paulo, 26 out (EFE) - O atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi reeleito hoje, enquanto Eduardo Paes (PMDB), um aliado do governante, conquistou a Prefeitura do Rio de Janeiro após uma disputa acirrada.

Com 97,85% dos votos apurados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Kassab garantiu a vitória no maior colégio eleitoral do país ao conquistar 60,83% dos votos, enquanto Marta Suplicy (PT) recebia apenas 39,17%.

O triunfo de Kassab, que tinha sido previsto nas pesquisas, é um duro revés para Lula, amigo pessoal de Marta, que foi ministra de Turismo no segundo mandato do presidente e em cuja campanha o líder participou de maneira ativa até último instante.

Marta, prefeita de São Paulo no período 2001-2004, reconheceu a derrota e, em uma breve declaração à imprensa, pediu ao povo de São Paulo para "fiscalizar e cobrar os compromissos assumidos pelo novo prefeito".

No Rio de Janeiro a disputa foi mais acirrada e Eduardo Paes venceu por 50,83%, contra 49,17% de Fernando Gabeira (PV), com 99,95% das urnas apuradas.

Gabeira, que perdeu por cerca de 55 mil votos, também admitiu a derrota e elogiou o movimento popular gerado por sua candidatura.

Em Porto Alegre (RS), o PT sofreu sua segunda derrota à Prefeitura e o atual prefeito, José Fogaça (PMDB), foi reeleito com 58,95% dos votos, enquanto a candidata petista, Maria do Rosário, obteve 41,05%, com 99,85% das urnas apuradas.

Em Belo Horizonte (MG), Marcio Lacerda (PSB) venceu com 59,12%, contra 40,88% de Leonardo Quintão (PMDB).

O segundo turno ocorreu nas cidades com mais de 200 mil eleitores nas quais nenhum candidato a prefeito obteve a maioria absoluta na primeira votação, realizada em 5 de outubro.

Os 5.563 novos prefeitos brasileiros, incluindo os 30 eleitos hoje no segundo turno, assumirão o mandato de quatro anos em 1º de janeiro.