sexta-feira, 15 de maio de 2009

Manifesto por um novo tempo na Juventude Popular Socialista.

Imbuído de um espírito combativo, socialista, a Juventude Popular Socialista – Pará, constrói um novo tempo na história do Movimento Estudantil no estado. Ávidos para retomar bandeiras de lutas, de uma gestão acadêmica, de jovens que não aparelhem entidades para servir a interesses e conveniências partidárias.

A JPS/PA que no passado já fora uma das maiores forças de Juventude partidária no estado, encontrava-se em estágio terminal, ausente de todos os processos, sem ao menos um coletivo para referendar a presença de jovens na construção do partido. Aliás, sofrendo de um processo degenerativo que o PPS e a JPS nacionalmente, inclusive, sofreu e em muitos estados ainda sofre, por uma crise de identidade, por falta de referencias, por carregarmos em nosso batismo o Socialismo, mas tampouco defendê-lo.

Sem qualquer apoio, não obstante com a pujança de um propósito, de um ideal, um grupo ainda reduzido começa a mostrar sua cara e sua voz! Ações pautadas em um firme propósito de que a juventude tem estar na rua, construindo, formulando, debatendo com os jovens a sua realidade e o seu papel e potencial quanto vetor de transformação, como protagonista de sua história, de suas ações.Não estamos em gabinetes, esses não nos foram oferecidos, em nenhuma das três prefeituras, dois mandatos no parlamento estadual, ou em algum dos 36 dos parlamentos municipais, mesmo ajudando exaustivamente a elegê-los. SIM!!! AQUI NÓS PAGAMOS PARA MILITAR. PARA FAZER O PPS/PA CRESCER.

Fazemos assim porque não admitimos ser cupixas ou puxa-sacos, porque queremos ser ouvidos, porque olhamos nos olhos, porque somos dignos, porque nosso maior pagamento é ver aqueles que nada constroem e ainda tentam atrapalhar, não conseguirem nos desmobilizar, nos remover do nosso ideal, por não vivermos de joelho, por não sermos amigo do Rei. O nosso compromisso pe com a sociedade, com a juventude do Pará e do Brasil.

A nossa maior recompensa é ver a ressonância do nosso trabalho. Trabalho árduo, muito árduo, mas reconhecido, gratificante. Hoje a JPS/PA tem cara, tem voz, tem um grupo e está em expansão.

No ME comandamos o maior Centro Acadêmico do Pará – CADEL (Centro Acadêmico de Direito Edson Luís / UFPA). Vamos disputar o DCE da Universidade Federal, depois de 3 anos ausente do processo. Estamos tirando delegados para o CONUNE em todo o estado, inclusive ba maior universidade particular da Amazônia, onde a JPS nunca teve inserção. Conquistamos a Secretária Geral da União Metropolitana dos Estudantes Secundarista (UMES). Organizamos um movimento na Universidade do Estado, latente, sólido, com chance de êxito para os próximos processos. Fundamos e presidimos novos Centros Acadêmicos.

Mas nossas movimentações não se restringem ao Movimento Estudantil. Atualmente a JPS/PA é a única juventude partidária, que compõe o Fórum permanente de segurança pública, composto por diversas entidades da sociedade civil organizada, contando com grande visibilidade no meio social. Começamos a nos inserir no debate sindical, por meio de participação em eleições de alguns sindicatos de categorias como educação e judiciário. Participamos de debates, na Câmara Municipal de Belém, sobre Educação com propostas diferenciadas e pró- ativas.

Estamos acumulando e pactuando para que a JPS/PA se consolide a cada dia, pois desafios são diários e aparentemente perene, já que o pragmatismo e a falta de compromisso com o futuro do partido e com seus pares, a menos parece, não ter fim num partido de caudilhos, engedrando e enjeçando a estrutura partidária e canalizando para aqueles que nada agregam. Que vendem o que não podem entregar, pois desrespeitam o princípios básicos de nossa história, a consulta as bases.

Saudações Socialistas.

Marcelo Sarraf
Vice Norte JPS.