quarta-feira, 20 de maio de 2009

N x Juventude = Juventudes por um ideal


Os movimentos da juventude do PPS e do PSDB se uniram para levar a todo o país o movimento supra-partidário Juventude por um Ideal. A idéia é atrair jovens para que colaborem na discussão de um projeto nacional de políticas públicas de juventude para o país.


Maiko Vieira, presidente nacional da JPS, e o deputado estadual Bruno Covas, presidente da JPSDB, se reuniram nesta terça-feira na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, para discutir estratégias de trabalho. Covas disse que a JPSDB está aderindo à idéia porque é fundamental a construção de um projeto nacional de políticas públicas para a juventude.


Maiko, que já implantou o movimento no Paraná, convidou a sub-prefeita da Lapa, Soninha Francine, para ser a madrinha do movimento. Depois de ver o projeto apresentado por Maiko, Soninha disse ser “favorável a abrir o debate com todos os jovens brasileiros; acredito no potencial da juventude na consolidação do movimento e me coloco à disposição da JPS para levar o movimento adiante.”


Maiko Vieira acredita que o movimento Juventude por um ideal pode também colaborar muito com o Bloco Democrático Reformista (BDR), criado pelo PPS, PSDB e DEM para apoiar um candidato de oposição à presidência da República e promover as mudanças que o país tanto necessita.


Também participaram da reunião o presidente da JPS/SP, Eduardo Mennucci, o presidente da JPSDB/SP, Antonio Carlos, o presidente da JPS/Cotia, Marcel Muscat, e Peterson Ruan representando o Deputado Federal Dimas Ramalho PPS/SP.


Cumprindo agenda da JPS em São Paulo, falou que agora estamos abrindo através da Juventude por um Ideal junto a JPSDB e com a liderança da Soninha Francine e da JPS uma porta para a juventude brasileira participar diretamente da constituição de um projeto de PPJ para o país.



Conheça o Movimento Juventude por um Ideal:



JUVENTUDE POR UM IDEAL



O que seria um Ideal de país para você?

O que os jovens brasileiros pensam sobre política, sobre educação, sobre esportes e principalmente sobre políticas públicas de juventude?

Qual seria a maneira Ideal de trazer o jovem para as discussões que afetam seu cotidiano?

Hoje, grande parte da juventude brasileira vem interagindo por meio da internet e suas ferramentas: msn, blogs, orkut, e-mails e fóruns com assuntos de seu interesse. Quais interesses são estes? Como fazer parte desta realidade presente e futura de interação da juventude?

Questionamentos que se tornam pertinentes visto que quanto mais nos encaminhamos para um “futuro” menos sabemos da realidade dos jovens do presente.

As eleições de 2010 estão ai, e o debate sobre que país nós queremos começará a fazer parte das discussões da sociedade e principalmente da juventude brasileira, neste sentido o PPS, PSDB e DEMOCRATAS consolidam o BDR (Bloco Democrático e Reformista) como uma opção de mudança para o país. Qual será o papel da Juventude nesta mudança?

Pensando nisso, e buscando a participação da juventude como protagonista e não coadjuvante neste projeto de mudança, as juventudes do PSDB, PPS e Democratas convidam todos para participarem do Movimento Juventude por um Ideal, que trará aos jovens brasileiros a oportunidade de serem idealizadores de um projeto para um Brasil decente e com a nossa cara, através de fóruns permanentes de discussão de políticas públicas de Juventude:

1) Educação:

ENEM, Cotas para acesso a universidade, passe livre ou acesso a educação, que escola nós queremos, ensino integral, fim ou não do vestibular, maior investimento em educação, qualificação dos professores, entre tantos assuntos que envolvem o tema...

2) Cultura:

O que seria Cultura para juventude brasileira? Teatro, ópera, grupos de dança, shows?

Qual seria a melhor política de cultura para o país? E através disto debatermos também, o acesso do jovem aos vários setores e segmentos que envolvem a Cultura brasileira, seja por meio de uma nova política de inclusão dos jovens aos espetáculos culturais, uma nova legislação da meia-entrada ou incluindo o jovem como protagonista das mais variadas formas culturais do povo brasileiro.

3) Esportes:

Seria apenas a prática de atividades esportivas, corrida, vôlei, futebol, basquete, handebol, skate, surf entre tantos os outros?

Como estão os investimentos do setor público e privado em política esportiva para o país? qual investimento os governos em todas suas esferas fazem para incentivar a prática esportiva para que o jovem e o povo como um todo tenham com isso uma vida mais saudável?

4) Trabalho:

A maioria da juventude brasileira busca oportunidade no mercado de trabalho, o 1º emprego, busca que a maioria dos nossos governantes ainda não conseguiu suprir por falta de uma política séria que faça a maioria das empresas e indústrias brasileiras abrir suas portas e dar oportunidade para que os jovens se insiram no mundo do trabalho.

Estes temas e discussões fazem parte do dia a dia da maioria da juventude brasileira, e buscando respostas para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento como cidadão, que a Juventude por um Ideal inicia o debate com os jovens brasileiros, convocando-os para serem protagonistas de um projeto para o país, e não como volume de massa como a maioria dos movimentos de juventude fazem, respeitando e ouvindo o jovem como cidadão e protagonista de uma mudança que não é somente nossa, mas, sim, de todos que lutam por um país decente, por um Brasil ideal.

JPS/JPSDB