segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Política Estudantil - Eleições Diretas na UNE


Atualmente, a presidência e a direção da UNE são escolhidas pela chamada eleição congressual, em que só votam delegados, escolhidos previamente nas universidades de acordo com critério proporcional. Em tese, a escala é de um delegado para cada mil alunos, entretanto como é a própria direção da UNE que credencia os delegados, a oposição sempre tem mais dificuldades de credenciamento.

Não é a toa que a juventude do PCdoB (UJS) comanda a entidade a muitos anos. Os congressos transformaram-se em nada mais que instrumentos de homologação da eterna direção do PCdoB sobre a UNE. Nada mais do que uma palhaçada...

A UJS quer se manter eternamente no "poder", e para isso faz de tudo para deixar o Congresso ainda mais antidemocrático, ou seja, reduzir ao máximo a participação da oposição na UNE, eliminando por completo a participação dos estudantes, assim como os Congressos da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), também dirigida pela UJS.

Por isso entendo que nós da JPS não podemos fazer parte deste jogo de mentiras... É preciso lutar por eleições diretas na UNE.

Grande abraço

Luís Sant'Anna
Diretas Já!