terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

E você, sabe o que é ética?

Parlamentares fanfarrões, como gosta de chamar um amigo meu, gostam de, a cada aparição pública, fazer shows perante a população, principalmente em sessões nas casas legislativas. Tratam de assuntos diversos, como se a população fosse burra e não conhecesse, de verdade, cada um dos ocupantes do cargo eletivo. Tratam da ética como se fosse algo respeitado e cumprido pelos mesmos de forma ao menos razoável, de maneira ao menos mediana em seu dia a dia, com seus funcionários, seus conhecidos e, até mesmo, com seus familiares.
Como nos ensina o Professor Gabriel Chalita, "A ética é uma característica que revela o teor de cada ser humano, mostrando, através de suas atitudes e através de seus atos, se este ser é bom ou mal, é certo ou errado, é justo ou injusto. Ela, a ética, está sempre relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros relações justas e aceitáveis." É assim que você lida com as pessoas em seu dia a dia?
Se você é uma pessoa que, para atingir seus objetivos de vida, passa por cima de qualquer coisa e de qualquer pessoa, chegando até a prejudicar alguém para conquistar seu espaço ou ao menos se destacar, vc não é ético. E, além de tudo, é mal caráter.
A ética é um valor moral que não vai de encontro a muitas pessoas, principalmente a muitos dos ocupantes de cargos públicos eletivos. A ética é a ciência da conduta. Assim, o que adianta um legislador querer criar uma lei que impeça a pratica do nepotismo se, indiretamente, este mesmo legislador continuará praticando tal ato desprezível?
Os princípios de ética e de moral deveriam invadir o coração dos parlamentares, eleitos pelo povo, mas que buscam, em sua maioria, apenas e tão somente, benefícios e conquistas pessoais. Pelo poder financeiro, pelo status, prejudicam qualquer pessoa, passam por cima de qualquer princípio, até atingirem seus objetivos.
Seus amigos, ao discordarem de seu modo de agir, passam a ser seus inimigos. Seus familiares passam a ficar em segundo plano. Dinheiro, riqueza, poder, status. Tudo isso em primeiro lugar, abnegando, assim, princípios de ética, de moral, de respeito, de consideração.Usa-se a fé do povo em Deus para chegar ao poder. Usa-se a necessidade do povo, para se comprar um lugar junto ao poder.
Ética. Palavra tão usada por aqueles que menos sabem o que ela significa e que agem de maneira totalmente diferente do que ela realmente é.
E você, sabe o que é ética?
Leandro Consolin é presidente do PPS de Bertioga