quinta-feira, 8 de abril de 2010

Dimas Ramalho: “Quem impede o avanço do projeto Ficha Limpa é ficha suja”

Dimas pede ética e moralidade na Câmara dos Deputados

Dimas Ramalho criticou a decisão de adiamento da votação do projeto ‘Ficha Limpa’ (PLP 518/09) e disse que o ato só vai favorecer os candidatos ‘fichas sujas’ nas próximas eleições. A proposta deveria ser apreciada pelo plenário da Câmara ontem, mas os partidos da base aliada do governo não assinaram o pedido de urgência para que a votação ocorresse.

“Estão empurrando com a barriga para não votar o projeto este ano, para não valer para as eleições de outubro”, protestou Dimas, ao avaliar que o adiamento é um retrocesso do ponto de vista da consolidação da cidadania no Brasil, pelo apoio das mais de 1,6 milhões de assinaturas recebidas pela proposta de iniciativa popular.

O pedido de urgência foi assinado pelo PPS e mais cinco partidos – PSDB, DEM, PV, PHS e PSOL –, o que não garantiu a representatividade mínima de 257 deputados. Como a retirada de pauta, o projeto retorna à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e pode sofrer novas alterações em relação ao texto original.

“Os partidos que tentam inviabilizar o ‘Ficha Limpa’ temem o julgamento popular de seus candidatos nas urnas, não querem mostrar a sua verdadeira face à sociedade. Quem impede o avanço do ‘Ficha Limpa’ é por que tem ficha suja”, afirma Dimas Ramalho.