quarta-feira, 9 de junho de 2010

Dimas: governo precisa buscar parcerias privadas para a Copa

Por: Luis Zanini


O deputado federal Dimas Ramalho (PPS-SP) disse, nesta quarta-feira, que o governo federal precisa buscar urgentemente parceirias na iniciativa privada para dotar o Brasil da infraestrutura necessária a realização da Copa do Mundo de 2014.

“O governo não pode e não deve assumir isoladamente a tarefa de reformar e de construir estádios, e ainda bancar a ampliação de aeroportos e a estrutura logística da competição”, diz o deputado, que apoia a Copa no Brasil, mas não quer que tudo seja bancado com dinheiro público.

Na avaliação do deputado, o governo deveria começar a agir o mais rápido possível para atrair investidores privados, lançando mão das chamadas PPPs (Parceirias Pública Privadas) para viabilizar toda a infraestrutura. “Será preciso ainda correr contra o tempo porque o cronograma de obras está muito atrasado”, afirma.

Dimas Ramalho disse que só investimento público para a realização da Copa no Brasil vai ser dispendioso aos cofres da União, e que isso poderá afetar setores prioritários como a saúde e a educação. Para ele, a competição vai gerar emprego e renda no país, mas o ônus da organização tem de ser compartilhada com a iniciativa privada.

“As contas dos gastos precisam ser refeitas e divididas. Também não é dispensando a Infraero de licitar obras de ampliação dos aeroportos que vamos reduzir custos, ao contrário, isso poderá sair ainda muito mais caro”, adverte o parlamentar.