quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Dicas Culturais - Bienal

   1. Professores: Não deixem de se cadastrar (via site ou na bilheteria especial destinada aos professores, na entrada do Pavilhão). O processo é rápido,  você irá ficar isento do pagamento do ingresso e, principalmente, com o crachá em mãos terá descontos de até 50% em várias editoras.

     2. Evidentemente, todos têm seus interesses próprios e na Bienal há opções para todo mundo. Contudo, todo e qualquer um interessado em educação e pesquisa deve dar uma passada em pelo menos dois estandes:

        * ABEU  (Estande: K10_L11). A Associação Brasileira de Editoras Universitárias reúne 100 das mais importantes editoras do setor. É uma oportunidade única para ter contato com a produção acadêmica (livros e revistas) de importantes instituições acadêmicas do país. Descontos garantidos para professores.

        * Imprensa Oficial, EDUSP, Edunesp e Ed. da Unicamp (Estande: F12_G11). Além da produção das universidade do estado, o estande tem uma ótima oferta para o povo de Cênicas: os livros da Coleção Aplauso, que traz estudos sobre grupos de teatro e biografias de gente da área, estão sendo vendidos em pequenos pacotes (três por R$ 10,00).

      3. Pra quem tiver disposição de enfrentar filas (em alguns casos) para participar de debates teóricos e acadêmicos (geralmente bons), vão aí algumas dicas da programação cultural dos próximos dias


      SALÃO DE IDÉIAS. Debates com escritores:
      ========================================

      * 21/08 (17:00): Lygia Fagundes Telles e Paulo Markun. Uma das maiores escritoras contemporâneas do Brasil fala de suas invenções e memórias.

      * 21/08  (19:00): Lusotropicalismo. José Eduardo Agualusa e Mia Couto. O angolano Agualusa e o moçambicano Mia Couto mergulham no mar de histórias da língua que une África, Brasil e Portugal.

      * 22/08 (15:00). Caminhos da Independência. Laurentino Gomes

      * 22/08 (17:00). Os poetas da cidade. Martinho da Vila, Francisco Rocha e Celso Campo. Uma homenagem ao centenário de nascimento dos dois sambistas que melhor cantaram o Rio de Janeiro e São Paulo (Noel Rosa e Adorinan Barbosa).


     TERRITÓRIO LIVRE. Debates sobre temas contemporâneos
     ====================================================

     * 20/08 (17:00). Todas as tribos. Ciça Lessa , José Guilherme Magnani, Andromeda Aino, Tatiana Schibuola e Rui Amaral. O professor e antropólogo José Guilherme Magnani, Ciça Lessa (Rede Andib), Andrômeda Aino (Costplayer), Tatiana Schibuola (Revista Capricho), e o artista visual Rui Amaral (www.graffiti.org.br), especialistas e representantes das diferentes tribos que circulam no meio urbano dão seu depoimento sobre o que é pertencer a uma delas, e como isso ajuda a afirmar uma identidade. Com mediação de Ciça Lessa.

     * 21/08 (11:00). A moda também fala de nós: as digitais do estilo         Glória Kalil , Gilda Midani e Lilian Pacce. A consultora Glória Kalil, a estilista Gilda Midani e a jornalista e editora de moda Lilian Pacce, discutem a moda como uma linguagem que mostra também como o jovem, ao se vestir, trata seu corpo e sua imagem social.

     * 21/08 (15:00). Na tela do cinema: a paixão pela luz. Ricardo Calil, Laís Bodanki ("Bicho de Sete Cabeças"), Newton Cannito, Luiz Bolognezi e Ivan Cardoso. a cineasta Laís Bodanzky, o crítico e documentarista Ricardo Calil, e os roteiristas Newton Cannito e Luiz Bolognezi desvendam o universo das profissões ligadas à arte cinematográfica e narram as suas trajetórias. Com mediação de Ricardo Calil (um dos diretores de "Uma noite em 1967", sobre os festivais da Record)

    ESTANDE DO SESC
    ===============

    * 20/08 (14:00). De quem é essa história?. A escritora Tatiana Belinky conversa com o diretor teatral Márcio Pontes. Após a conversa, contação de histórias baseadas em sua obra, com a Cia. Polichinelo.

    * 20/08 (16:00). Tertúlia, autores. O escritor, tradutor e jornalista Bernardo Ajzenberg fala de suas memórias, influências e experiências literárias, tendo como base o romancista norte-americano Philip Roth.

    * 20/08 (18:00). Exu 7 Encruzilhadas, José Agrippino de Paula      Bate-papo sobre a vida e obra do escritor, dramaturgo e cineasta, um dos maiores gurus do movimento tropicalista. Com o músico Arnaldo Antunes, a pesquisadora Lucila Meirelles e o escritor Joca Reiners Terron.

    * 20/08 (20:00). Cultura e ação cultural. Bate-papo com Newton Cunha, organizador do Dicionário SESC. A linguagem da cultura (Perspectiva), Lia Calabre, organizadora de Políticas Culturais: diálogo indispensável (Casa de Rui Barbosa), e Isaura Botelho, especialista na área de políticas culturais. Mediação de Maurício Trindade da Silva.

    * 21/08 (14:00). Conversa e espetáculo sobre Mário de Andrade. A pesquisadora Susana Ventura fala sobre o autor. Segue-se a apresentação teatral Pio e Mário, com Paschoal da Conceição, Hélio Cícero e Douglas Simon. Texto e direção de Samir Yazbek.

    * 21/08 (16:00). Cartografia literária, experiência webliterárias  Bate-papo com a professora Heloísa Buarque de Hollanda e o poeta e editor do site de literatura Cronópios, Edson Cruz, com participação dos escritores blogueiros Nelson de Oliveira e Michelini Verunschk.

    * 21/08 (18:00). Literatura plural: poesia ? Paralelas. Encontro de poesia e música entre a escritora, poeta e compositora Alice Ruiz e a cantora e compositora Alzira Espíndola.


Para mais informações sobre a Bienal : http://www.bienaldolivrosp.com.br 


>>> Proposta feita por um professor de audiovisual (cinema) sobre as opções de eventos culturais da Bienal.